top of page
Foto do escritorDra. Barbara Sisnando

Qual a diferença entre rinite e sinusite?


Embora compartilhem alguns sintomas, essas condições respiratórias possuem características únicas e demandam abordagens específicas.

A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz. Os principais sintomas são espirros frequentes, coceira no nariz, também podendo acometer os olhos e garganta, coriza e nariz entupido. Existem alguns tipos de rinite e a mais comum é a alérgica, que pode ser desencadeada por substâncias como poeira, ácaros, pólen e pelos de animais.

A sinusite, ou rinossinusite, forma correta de seu nome, é uma inflamação tanto da mucosa do nariz quanto da mucosa dos seios da face. Ela costuma surgir como decorrência de um quadro de resfriado ou de rinite. A sinusite pode causar dor no rosto ou na cabeça, sensação de pressão ou peso nos seios da face, pressão nos dentes, secreção nasal, muitas vezes espessa e purulenta, e tosse. A febre também é um sintoma mas, apesar do que muita gente pensa, não é frequente e nem obrigatória.


Nem toda sinusite é bacteriana.. Ela pode também ser causada por vírus, fungos e pode ser desencadeada por alergia. A maioria das sinusites são virais e não irá necessitar de antibiótico. O tratamento da rinite alérgica envolve o uso de medicamentos antialérgicos e evitar os alérgenos desencadeantes. Nos casos mais graves, o tratamento com vacina pode ser indicado. Existem exames de sangue que podem auxiliar na investigação dos alergenos que deencadeiam a rinite.

Já o tratamento da sinusite irá depender da causa. Desde medicamentos descongestionantes, antiinflamatórios até antifungicos ou antibióticos.

O tratamento em comum das 2, tanto da rinite quanto da sinusite, é a lavagem nasal. Se você acredita que tem sintomas de rinite ou de sinusite, é muito importante o diagnóstico correto com um otorrinolaringologista. Agende uma consulta hoje mesmo e respire aliviado novamente!


Dra Barbara Sisnando

240 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page