Você conhece os perigos do uso dos descongestionantes nasais?
Eles são conhecidos popularmente como sorine, neosoro, afrin...entre outros.
Os descongestionantes nasais são remédios que contraem os vasos do nariz e com isso diminuem o seu inchaço, fazendo com que você respire melhor. Eles são usados para o alívio da obstrução nasal que é muito comum em quadros como resfriado, rinite, desvio de septo nasal, hipertrofia de adenoide...
O seu uso deve ser de no máximo 3 a 5 dias para evitar o aparecimento do efeito rebote e a possibilidade de desencadear rinite medicamentosa.
O efeito rebote acontece quando, após passar o efeito do descongestionante, a obstrução do nariz volta ainda pior, fazendo com que seja preciso cada vez doses maiores e mais frequentes do descongestionante, a ponto de a pessoa precisar ter um frasco do medicamento sempre à mão para poder respirar melhor.
Além disso, o uso contínuo faz com que parte do medicamento seja absorvido e caia na corrente sanguinea, podendo causar pressão alta, arritmias cardíacas, taquicardia, trombose, AVCs
Agora que você conhece as complicações do uso a longo prazo dos descongestionantes nasal, já sabe o motivo de você não usa-lo mais diariamente! Procure avaliação para fazer o tratamento correto da sua obstrução nasal.
Dra Barbara Sisnando - Otorrinolaringologista
Consultório nos bairros de Botafogo e Tijuca, Rio de Janeiro
Consultas e exames - Convênio e particular
Convênios:
Allianz
Amil
Assefaz
BNDES
Banco Central
Bradesco
Cac
Camarj
Camperj
Cassi
CVRD
Dix
Embratel
Engepron
FioPrev
Funcef
Gama
Golden Cross
Ipalerj
Medial
Mediservice
Mútua
Nuclep
Omint
Petrobras Petróleo
Porto Seguro
Postal Saúde
Real Grandeza
Silvestre Saúde
Sulamérica
Unafisco