Seu filho ronca? Dorme de boca aberta? Baba muito?
Esses são sintomas que podem estar relacionados ao aumento da adenoide, popularmente conhecida como "carne no nariz".
A adenoide é um tecido que se localiza na rinofaringe, região que se localiza atrás das fossas nasais, no final do nariz. Ela geralmente pode aumentar de tamanho até por volta de 5 a 7 anos de idade, e depois pode regredir naturalmente. Nem toda criança tem adenoide aumentada e, mesmo que tenha, nem sempre precisa operar.
Em alguns casos, porém, ela pode ser grande o suficiente a ponto de causar algum comprometimento da qualidade de vida da criança, como por exemplo:
- obstrução nasal importante, impedindo a passagem de ar e levando a respiração pela boca, roncos e até apneia
- dificuldade para se alimentar e no ganho de peso, pois como a criança com adenoide aumentada respira pela boca, a ingestão de alimentos fica prejudicada;
- otites de repetição, devido ao acúmulo de secreção que pode ocorrer dentro dos ouvidos quando a adenoide obstrui a tuba auditiva, comunicação existente entre o nariz e os ouvidos, podendo até causar perda auditiva;
- sinusites de repetição, também pelo acúmulo de secreção que a adenoide pode ocasionar no nariz.
Nessas situações, a cirurgia para a sua remoção é necessária.
O diagnóstico do aumento da adenoide pode ser feito por meio de um raio-x, uma radiografia do cavum, que é o nome da região onde se localiza a adenoide, ou por meio de uma endoscopia nasal/fibronasolaringoscopia, exame que vê a adenoide com uma câmera que entra pelo nariz.
A cirurgia para extração da adenoide não leva nenhum corte. Ela é realizada pela boca, por meio de uma raspagem da adenoide, sob anestesia geral. Se o seu filho apresenta algum desses sintomas marque uma consulta com um otorrinolaringologista para melhor avaliação.
Dra Barbara Sisnando - Otorrinolaringologista
Atendimento nos bairros de Botafogo e Tijuca, Rio de Janeiro
Convênios e Particular
Convênios:
Allianz
Amil
Assefaz
BNDES
Banco Central
Bradesco
Cac
Camarj
Camperj
Cassi
CVRD
Dix
Embratel
Engepron
FioPrev
Funcef
Gama
Golden Cross
Ipalerj
Medial
Mediservice
Mútua
Nuclep
Omint
Petrobras Petróleo
Porto Seguro
Postal Saúde
Real Grandeza
Silvestre Saúde
Sulamérica
Unafisco
Comments