Abro a porta do consultório e entra a mãe com seu filho, com ar desanimado, cansada de ir ao médico todo mês.
Seja garganta, resfriado, sinusite... não aguenta mais ver o filho doente tantas vezes. " Ele fica doente o tempo todo!" , ela diz.
Então a acalmo e começamos a conversar.
Ele acabou de fazer 3 anos, começou na escolinha há 6 meses. E desde então " uma crise atrás da outra", como a mãe me diz. Antes não tinha nada.
Descubro com a conversa que foram 4 episódios desde a entrada na creche. Febre e catarro no nariz, febre e dor de garganta... " Ele deve estar com algum problema na imunidade..."
É normal uma criança que frequenta escola ter até 10 infecções respiratórias no ano.
Isso acontece porque seu sistema imune ainda é imaturo, especialmente nas crianças com menos de 2 anos de idade. Então muitas vezes acabam saindo de um quadro viral e entrando em outro, mal dando tempo da mãe ter um descanso.
Falei para a mãe que não precisava se preocupar; se ele está se desenvolvendo bem, se está crescendo e ganhando peso dentro do esperado está tudo certo.
Vamos medicar de acordo com os sintomas e acompanhar.
Se o seu filho tem muitas infecções não se preocupe e procure sempre fazer um acompanhamento com o seu médico de confiança.
E lave bastante o nariz dele com soro fisiológico 0,9%. Já se sabe que a lavagem nasal diminui os quadros de infecções respiratórias.
A Marina, minha filha, até quase os 2 anos de idade tinha uma virose praticamente todo mês. Aí na sua casa seu filho fica muito doente?
Dra Barbara Sisnando - Otorrinolaringologista, Otorrino pediatria
Consulta online Rio de Janeiro e todo o Brasil
Consultas e exames
Comments