Já ouviu falar no teste da linguinha? Conhece alguém que tem ou tinha a língua presa?
O frênulo lingual (freio de língua) é uma prega que conecta a língua ao assoalho da boca. Todos nós temos esse frênulo, porém, dependendo da sua posição, ele pode atrapalhar os movimentos da língua, podendo comprometer a amamentação e a fala. É a famosa "língua presa".
A anquiloglossia (língua presa) pode atrapalhar a amamentação por dificultar a pega e a sucção adequadas do bebê, podendo causar dores e fissura mamária, diminuição da produção de leite e até baixo peso do bebê e o desmame precoce.
Uma simples avaliação da língua e da boca do bebê já detecta se essa alteração está presente e o ideal é que esse exame seja realizado ainda na maternidade ou no máximo no primeiro mês de vida do bebê.
Desde 2014 existe uma lei que tornou obrigatoria a realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês, o teste da linguinha, em todos os hospitais.
O exame é rápido e indolor. Consiste em avaliar a boca do bebê em repouso e a posição da língua ao chorar e com a boca aberta, além da avaliação da pega e da amamentação.
Caso seja detectado esse freio lingual curto, um pequeno procedimento chamado frenectomia pode ser realizado para resolução do problema. Consiste em fazer um corte no freio para liberar a movimentação da língua. Se você acha que seu filho pode ter a língua presa, procure o otorrinolaringologista para uma avaliação.
Dra Barbara Sisnando
Otorrinolaringologista - Convênio e Particular
Consultório nos bairros de Botafogo e Tijuca, Rio de Janeiro
Convênios:
Allianz
Amil
Assefaz
BNDES
Banco Central
Bradesco
Cac
Camarj
Camperj
Cassi
CVRD
Dix
Embratel
Engepron
FioPrev
Funcef
Gama
Golden Cross
Ipalerj
Medial
Mediservice
Mútua
Nuclep
Omint
Petrobras Petróleo
Porto Seguro
Postal Saúde
Real Grandeza
Silvestre Saúde
Sulamérica
Unafisco
コメント