top of page
Foto do escritorDra. Barbara Sisnando

Como é a cirurgia para remoção das amigdalas e adenoide


As amígdalas são duas pequenas glândulas localizadas na parte de trás da garganta, visíveis quando abrimos a boca. Já a adenoide fica localizada no final do nariz, sendo visível apenas com exames de imagem, como a radiografia ou tomografia, ou com um exame feito no consultório, a endoscopia nasal.



Atualmente, existem situações específicas em que a cirurgia para remoção das amigdalas e da adenoide traz benefícios para a criança ou para o adulto.


Infecções de repetição, como as amigdalites e otites, respiração pela boca, roncos, apneia, dificuldade no ganho de peso e crescimento, agitação noturna, enurese noturna (fazer xixi na cama), dificuldades na escola, podem ser sinais e sintomas de um tamanho aumentado das amigdalas e/ou adenoide.


Caso a cirurgia seja necessária, exames pré-operatórios são realizados para avaliar se está tudo certo para ser submetido ao procedimento. Em geral, somente um exame de sangue, porém em alguns casos outros exames podem ser necessários, como radiografia ou eletrocardiograma (geralmente, para adultos).


Estando tudo certo, a cirurgia é agendada, sendo o procedimento realizado em Hospital, com toda a segurança e assepsia necessárias. Um jejum é necessário antes da cirurgia, não podendo beber nem água por algumas horas antes do procedimento.


Ao entrar no centro cirúrgico, eu fico ao lado do paciente do início ao fim, desde antes da anestesia até o acordar. No caso das crianças, eu as recebo na porta do centro cirúrgico, onde elas chegam com os pais, e as entrego no mesmo local para os pais no final da cirurgia. A anestesia para as crianças é feita de forma lúdica, com máscara, sem agulhas ou injeções, deixando-as bem tranquilas. Bichinhos de pelúcias ou outros objetos de estima da criança podem acompanha-la durante o procedimento.


Ao final da cirurgia a criança irá para o quarto com os pais, e terá alta no dia seguinte pela manhã. Nos casos de cirurgia somente da adenoide, sem necessidade de remoção das amigdalas, pode ir para a casa no mesmo dia do procedimento.


O pós operatório exige repouso e cuidados específicos com a alimentação, orientações que eu deixo anotadas e já passo antes mesmo do dia da cirurgia.


Retornos ao consultório após a cirurgia são necessários para eu acompanhar a evolução, mas nenhum procedimento adicional é necessário, nem remoção de pontos.


Em caso de qualquer dúvida ou intercorrência, meu telefone pessoal fica disponível já desde o momento da primeira consulta.


Receber a notícia de uma necessidade de cirurgia pode ser angustiante, principalmente se a cirurgia for para os nossos filhos. Mas caso haja indicação, fique tranquila, pois é um procedimento seguro, bastante realizado por mim, e que irá melhorar a qualidade de vida da criança ou do adulto.


Caso tenha alguma dúvida, me envie uma mensagem que irei ajudar.

 

Dra Barbara Sisnando

Otorrinolaringologista e Estética Facial

CRM 5288573-8/RQE 23760

35 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page