Você olha a orelha do seu filho e vê que volta e meia tem cera já saindo pra fora e pensa, "nossa, deve estar cheio de cera lá dentro do ouvido". Não necessariamente.
A cera é uma substância produzida para a proteção e lubrificação do ouvido e é expelida naturalmente por um mecanismo de auto-limpeza. Por isso podemos de vez em quando ver a cera na parte externa da orelha: é o próprio corpo fazendo a limpeza.
Para quem não tem acúmulo de cerumen, a limpeza da orelha após o banho com a toalha é suficiente. Algumas pessoas, porém, podem acumular cera dentro do canal auditivo por uma falha desse mecanismo auto-limpante. Nesses casos a cera pode causar desconforto, dor, sensação de ouvido cheio e dificuldade para escutar.
Se esse for o caso, recomenda-se procurar o otorrinolaringologista para realizar a remoção de forma adequada.
O ideal é pelo menos uma vez por ano levar o seu filho para avaliação com o otorrino para a remoção de qualquer excesso de cera que possa vir a incomodar e prejudicar a audição. Na verdade isso vale para qualquer idade.
E atenção: O uso do cotonete ou qualquer outro objeto dentro do ouvido empurra a cera para dentro da orelha, causando obstrução e comprometendo a audição, podendo até mesmo causar perfuração do tímpano. Então não use nada dentro do ouvido em hipótese nenhuma!
Dra Barbara Sisnando - Otorrinolaringologista
Consultório nos bairros de Botafogo e Tijuca, Rio de Janeiro
Consultas e exames - Convênio e particular
Convênios:
Allianz
Amil
Assefaz
BNDES
Banco Central
Bradesco
Cac
Camarj
Camperj
Cassi
CVRD
Dix
Embratel
Engepron
FioPrev
Funcef
Gama
Golden Cross
Ipalerj
Medial
Mediservice
Mútua
Nuclep
Omint
Petrobras Petróleo
Porto Seguro
Postal Saúde
Real Grandeza
Silvestre Saúde
Sulamérica
Unafisco
Unimed
Comments