Algumas pessoas, desde crianças até idosos, costumam sentir dores na garganta com frequência. As causas desse incômodo são muitas e somente com uma avaliação do otorrinolaringologista é possível identificar a origem do sintomas.
Se você é uma dessas pessoas que sofre com dor de garganta, confira abaixo 3 dicas para aliviar o incômodo:
- Beba água: Muitas vezes a causa da dor de garganta é o ressecamento da mucosa da faringe. O clima seco favorece essa condição, que também é frequente em quem respira pela boca. Beber bastante líquido hidrata a garganta e melhora a irritação.
- Gargarejo: aquela antiga receita de avó funciona e muitos produtos costumam ser utilizados no gargarejo para alívio da dor de garganta. Cuidado que alguns podem ser prejudiciais. O meu preferido é o gargarejo com meio copo de água morna e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, que possui ação antiinflamatória.
- Mel: 1 colher de sopa de mel também pode ajudar a aliviar o incômodo na garganta. O mel, assim como o bicarbonato, possui ação antiinflamatória, além de anti-séptica e antimicrobiana. Ele também é excelente no alívio da tosse.
Se a dor de garganta persistir ou for recorrente, não deixe de agendar uma consulta com um otorrinolaringologista para avaliação e investigação da causa da dor.
Dra Barbara Sisnando
Otorrinolaringologista
Comments